23 de outubro de 2009

O empreendedorismo implica uma mudança de conduta

Como eu havia explanado para os alunos de TI das turmas de terça e quinta nos horários das 15hs e das 20hs, o empreendedorismo engloba aspectos importantes em relação à postura real e a esperada para profissionais em qualquer área. Valores como disciplina, ética, respeito, tolerância, criatividade, ousadia, pro-atividade e caráter devem ser cultivados no ambiente profissional, a fim de se obter numa maior satisfação dos profissionais e com isso, uma maior produtividade por parte deles.

As atitudes reais, são até justificáveis por conta de um ambiente extremamente competitivo, em que o conhecimento e habilidades técnicas são equiparadas frente a uma necessidade de se obter vantagens competitivas em outros aspectos, resultam em uma tentadora opção em agir de forma desleal frente a colegas e à empresa, provocando atritos, desavenças, conflitos, inobservância às regras e possíveis incidentes.

Por conta disso, é preciso, antes de tudo, rever conceitos vindos de normas morais, familiares, e de grupos que se contrapõem às normas de conduta ética e coerente com uma postura proativa e altruísta, com uma preocupação nas conseqüências dos atos, e também em seu impacto em outras pessoas. A cultura empregada em nosso país em muitos casos é danosa e deve ser extirpada de nossa sociedade. É preciso o uso do senso crítico para impedir que ideais insanos corrompam nosso intelecto com insinuações nocivas a nossa vida social. Conceitos como consumismo, lei de talião, malandragem, imediatismo, passividade, pessimismo e teoria de sinas não devem ser levadas a cabo, pois esses conceitos desagregam e impedem a evolução da pessoa no meio onde vive.

A missão da educação é imensa frente a essa realidade. Pois a formação intelectual é insuficiente para recolocar nossa sociedade atual em um eixo de prosperidade. É preciso ir além, inserindo no jovem, boas práticas e criticando as ruins, estimulando o senso crítico e promovendo a discussão de idéias para que se inspire nessas pessoas a ação, em prol de transformar para melhor a sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário