Agora, com o site pronto, podemos criar sua estrutura e definir a base de dados que será implantada nele. Antes, porém, é preciso que um painel útil neste processo esteja visível. O painel Bancos de Dados. Para exibi-lo, vá até o menu Janela e em seguida clique em Bancos de Dados ou utilize a tecla de atalho Crtl + Shift + F10, conforme a figura a seguir.
Em seguida crie um arquivo no site. Para isso você pode pressionar a tecla de atalho Ctrl + N, ou clicar no menu Arquivo e em seguida Novo, ou ainda utilizando o painel arquivos do Dreamweaver (F8) clicando com o botão direito do mouse sobre uma área vazia do painel de arquivos e selecionando a opção Novo Arquivo, e depois de criado, basta abri-lo com um duplo clique sobre ele. Esta última maneira é a melhor, pois permite o salvamento do arquivo já com o nome definido, além de garantir a criação do arquivo dentro do site, na pasta correta. Com o arquivo criado e aberto no Dreamweaver, será possível a criação da conexão do banco de dados, pois se não há nenhum arquivo do site aberto, não é possível criar uma conexão de Banco de Dados.
Observe que sem um Banco de Dados criado, o painel de Bancos de dados possui um checklist em que todas as condições precisam estar satisfeitas para que o banco seja criado, a saber: A criação de um site, a escolha de um tipo de documento (no caso a escolha do site em PHP ou qualquer outra tecnologia de servidor) e a configuração de um servidor de teste (onde os arquivos criados serão validados).
Estando todos os requisitos satisfeitos, basta criar a conexão, clicando no botão com o sinal de adição (+) e selecionando o item Conexão MySQL.
Será exibida a janela abaixo. Nesta janela, defina o nome da conexão, que é o nome de uma variável onde os dados da conexão serão armazenados, o endereço do servidor MySQL, as credenciais de acesso (nome de usuário e senha) e o nome do banco de dados onde os dados estarão armazenados.
Se não tiver a certeza de qual banco utilizar, pode fazer uso do botão Selecionar... o qual permite escolher o banco de dados o qual as credenciais fornecidas possuem acesso.
Selecione o banco de dados desejado e clique ok. Com todos os dados preenchidos basta clicar em Testar, para verificar se a conexão foi bem-sucedida e em seguida OK para salvar as configurações de banco de dados.
Ao clicar em ok, o painel de Bancos de Dados muda para exibir a conexão de banco de dados na forma de um cilindro. Mesmo precisando de um arquivo estar aberto para criar a conexão, esta está disponível a todas as páginas que o site vier a possuir. Isso facilita nosso trabalho pois permite que através de uma única conexão possa criar páginas que manipulem dados do banco de dados no site inteiro. Além disso, é possível criar diversas conexões de bancos de dados MySQL para um mesmo site.