O pessoal da Canonical deu um passo a frente com a nova versão de sua distribuição Ubuntu. Além de uma repaginada no visual com a nova versão da interface Ubiquity, o coração do sistema é também novo. Se não me engano, é a primeira distro popular a vir com o kernel 3.0 de fábrica. O kernel é o núcleo do sistema operacional onde se encontram as funções que controlam o computador e também dispositivos, execução de programas além da interface com o usuário.
Apesar na mudança da versão, não houve diferenças significativas entre as versões 2.6 e 3.0. O que houve foi uma mudança na maneira em que as versões foram batizadas, onde a versão do kernel deixou de ser composta por 4 números e sim por três. A versão anterior era a 2.6.40.2 enquanto a nova versão passou a ser 3.0.2, por exemplo. O segundo número da identificação de versão deixou de ser utilizado. Essa mudança na nomenclatura das versões faz parte das comemorações dos 20 anos do kernel do Linux. A nova versão do Kernel foi anunciada por Linus Trovalds, o criador do Linux, em junho deste ano.
O novo Ubuntu conta com mudanças na interface e na tela de login, permitindo uma pessoa entrar como convidado no computador. Conta com novas versões de aplicativos populares como o LibreOffice, Firefox, e mudou o seu cliente de e-mail: sai o Evolution e entra o Mozilla Thunderbird em seu lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário